A geração de Leads é uma das coisas mais importantes do marketing digital e um detalhe: não tê-los é estagnar.
Pois é, seria mais ou menos como trabalhar, se esforçar e no fim do mês não receber nenhum pagamento.
Agora responda com sinceridade: você gostaria de ter um site, trabalhar o conteúdo e ter apenas visitantes?
Certamente que não, exceto se o foco for o Google AdSense, mas o que fazer, então, para aumentar os Leads?
A resposta está disponível a seguir, e a proposta é simples: demonstrar as principais informações sobre o assunto.
Em seguida, cabe a você caprichar nas estratégias para que consiga ter o melhor resultado para a empreitada.
O que é um Lead?
Os Leads são contatos de “consumidores em potencial”, porém eles é que deixaram os seus dados em troca de alguma recompensa.
Sendo assim, vou te dar um exemplo para você entender o que é um lead:
- Januário tem um site de dicas sobre como fazer queijo e vende um molde para ser utilizado;
- O empreendedor insere um texto sobre dicas de fazer queijo cozido e solta um ebook sobre como fazer queijos de sabor;
- No entanto, para ter acesso ao ebook, é primordial deixar o nome, sobrenome e o e-mail;
- O visitante acessa e resolve preencher os dados, recebendo nos seu e-mail o ebook prometido.
Por meio desse contato, o empreendedor tem condição de estabelecer uma relação e inserir o cliente no funil de vendas. Sem os Leads, a estagnação acontece e o negócio “respira por aparelhos”, sem previsão de ter “alta”.
Como Gerar Leads?

A geração de Leads é uma tarefa fácil, mas muitos empreendedores complicam e não sabem do lugar.
Você deve sempre oferecer algo e ter em troca o contato do seu cliente, como no exemplo mostrado acima.
É possível oferecer um ebook ou um vídeo gratuito que será postado no canal do YouTube e complementar com o e-mail marketing.
Entretanto, para que você grave como gerar um lead, procure oferecer um benefício.
O que será ofertado depende muito de cada caso e não tem como eu te dizer o que é melhor para você.
Afinal, é apenas por meio do estudo que você consegue entender o que a sua audiência deseja para esse momento.
Por que a sua empresa precisa gerar leads?
Essa aqui é muito fácil e a resposta está na ponta de língua: os leads garantem a continuidade do negócio.
Imagina o que seria do marketing digital sem eles e responda: você acha que daria para sobreviver?
A resposta é negativa, por isso que você deve buscar ter Leads, porque é o passo inicial para converter.
Do mesmo modo, o processo de conversão é bem objetivo e trata-se de converter o desejo em compra.
O que faz um visitante se tornar um lead?

Essa resposta também é uma das mais simples que existem, pois, se trata apenas de um fato: passar confiança para o cliente.
Portanto, você precisa convencê-lo de que o conteúdo é adequado para o que ele está buscando.
O funcionamento consiste em dois aspectos: 1) saber qual é a “dor” que ele tem; 2) mostrar o “remédio” no texto.
Do mesmo modo, o benefício oferecido deve fazer com que o visitante não pense duas vezes antes de preencher.
Para que os visitantes se tornem Leads, é preciso que você não deixe que o público perceba a sua ideia.
Daí para frente, prossiga e a tendência natural é que você consiga ter uma taxa de geração de Leads cada vez mais alta.
Importância do marketing digital para conseguir leads
Em primeiro lugar, a realidade é que o marketing digital é um caminho para que os empreendedores consigam mais Leads. Contudo, vou explicar como é que funciona e dá para perceber facilmente os motivos para percorrer:
Januário realizou uma pesquisa de palavra-chave e descobriu que a palavra “como fazer queijo cozido” teve muitas buscas;
Logo após, um conteúdo é criado para esse fim e é seguido todas as regras para que o texto fique bem ranqueado.
Se o marketing digital não existisse, não teria como realizar a geração de Leads e nem nada do tipo.
A importância desse recurso é grande e o principal é usufruir de todo o potencial que ela traz para você.
Engajamento: O Que é? Qual a Importância? Como Criar e Aumentar?
O que são leads qualificados?

Agora que você já sabe o que é Leads, concorda que é necessário saber o que são os Leads qualificados!?
Então, trata-se do lead que possui o perfil ideal e tem as características que você definiu para que a compra seja feita.
Como saber se um lead é qualificado?
A forma mais adequada de definir se o lead é qualificado, é você conferir os dados dela com o da sua persona.
Entretanto, você precisa responder cinco perguntas com sinceridade e as questões são as seguintes:
- O lead necessita do seu produto?
- Essa solução é a correta para o seu lead?
- O lead tem capital para fechar com o seu produto?
- O Lead tem poder de decisão?
- Por fim, o lead está pronto para ser seu cliente?
Se todas as respostas forem positivas, a realidade é que o seu lead está preparado para a compra. Ainda mais atualmente, não se esqueça de seguir o funil de vendas e prepare o cliente para a hora final.
Por que você deve gerenciar seus leads?
Tudo que não é gerenciado, automaticamente, não pode ser medido e você não consegue saber se está indo bem ou não.
Deixar de gerenciar os Leads é muito perigoso, por isso que a dica é conferir a taxa de conversão 😉.
Qual a diferença entre leads e visitantes?
Para saber a diferença entre Leads e visitantes, é preciso que você preste atenção na distância até o ato final.
Um visitante está no início, enquanto que um lead está bem próximo de converter, ou seja, de comprar o produto.
Conclusão
Se os Leads fossem Pokémons, seriam a evolução dos primeiros e eu sei que você não assiste mais esse desenho.
Todavia, aposto que já assistiu e a proposta é que você entenda a ideia que está por trás dessa analogia.
O lead deixou o contato no seu site e recebeu um benefício, como eu mostrei logo no início.
Em seguida, é preciso que você faça o gerenciamento e defina se o lead é qualificado ou não para o seu negócio.
Trabalhe bem os seus Leads e converta, porque é a conversão que faz com que o negócio cresça ainda mais.
Sem o uso deles, a realidade é que o empreendedor não sai do lugar, por isso a dica é investir nesse quesito.
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