Sabe quando você acessa o Instagram e vê os influenciadores digitais repetindo a palavras “engajamento” toda hora?

Então, eles estão falando sobre ter relevância para o público e influenciar a tomar certas atitudes.

Engajar é uma palavra que significa “participar voluntariamente de algo” e é muito usada no marketing digital.

No entanto, o uso é muito amplo e pode ser utilizado para todos os tipos de negócios possíveis no mundo.

A Proposta é te mostrar o que é engajamento e trazer mais informações sobre esse assunto. Dessa forma, é chegada a hora e o momento de saber tudo sobre como engajar o seu público.

O que é engajamento?

Em primeiro lugar, o engajamento pode se referir ao marketing digital ou até mesmo ao meio político.

Por exemplo: “Zé das couves” é engajado com o meio ambiente, enquanto “João do carro” é engajado com o setor automotivo.

A utilização da palavra se dá também em diferentes questões e uma delas é no uso corriqueiro deste termo.

Ou seja, indica que a pessoa é bem dedicada e tem empenho em realizar uma determinada ação dentro do trabalho.

O foco deste conteúdo é mostrar o significado para as redes sociais e também para os negócios digitais. Confira a seguir os tópicos para descobrir o que o engajamento significa para esse fim e todas as demais informações.

O que significa engajamento nas redes sociais?

Primeiramente, o engajamento nas redes sociais consiste em interagir com o público e receber uma devolutiva.

Portanto, para explicar do que trata-se é bem simples e veja um exemplo sobre o funcionamento:

  • O cantor de Rock da banda Escambo, resolve criar um post sobre a nova música no Instagram;
  • O público curti a postagem, comenta e compartilha esse post nos seus stories, usando a hashtag da banda;
  • Logo após, o cantor vê que o post deve muitas curtidas, comentários e o número de seguidores subiu;
  • O cantor tem um retorno interessante e sabe que o público está engajado em consumir a sua música.

Basicamente, o engajamento indica que o público interage com o criador do post e isso pode ser feito de várias maneiras.

Ter um público engajado é o objetivo de todo empreendedor digital e faz com que a relevância aumente.

Qual a importância de ter seguidores engajados nas redes sociais?

Ter seguidores engajados é essencial e acredite: é melhor do que quando você tem só números, mas não o engajamento.

Dá para citar três pontos que são cruciais dentro do Instagram e que ter um público engajado é bom

  • Curtem – Imagine a postagem de uma foto e o público não curte, agora responda o que aconteceria? Certamente que a falta de relevância, mas um público engajado faz com que o Instagram suba essa conta.
  • Comentam – Quando o público comenta uma postagem, a realidade é que isso também auxilia a deixar a conta mais relevante. Ou seja, não deixe de atentar-se a esse fato e faça com que o público comente.
  • Marcam amigos– Quanto mais amigos forem marcados, a realidade é que o engajamento traz mais seguidores para a página. Vale muito a pena prestar atenção nisso e deixar o seu público mais engajado.

Se a rede social usada for o Facebook, lembre-se que ainda dá para compartilhar o post e ampliar o alcance.

O mais importante é colocar isso em prática e para engajar o público, busque entender o que o mesmo espera.

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Como criar engajamento com o seu público?

Há apenas uma maneira de engajar o público: entender o que ele precisa e oferecer um conteúdo para tal.

Ao mesmo tempo, é preciso ter algumas atitudes que ajudam bastante e dá para citar cinco:

  • Interaja – Essa é a chave, por isso que o ideal é que você chame a participação, responda mensagens e não deixe ninguém no “vácuo”.
  • Descubra o que dá mais like – Assim que você descobrir a linguagem e as hashtags que dão mais curtidas, basta replicar nos outros posts.
  • Incentive os comentários – Os clientes querem comentar e desejam que você curta, responda e sempre incentive a participação deles.
  • Meça os resultados de cada postagem – É fundamental que você entenda os acertos e os erros que cada post teve dentro da rede social.

Quando você interage e vê o que dá mais likes, demonstrando que a participação é importante, e entendo o que cada post deu, tudo fica mais simples.

Posteriormente, é apenas trabalhar ainda mais o engajamento obtido.

Quais são os resultados do engajamento para a equipe da sua empresa?

Imagine que você tem um time de trabalho sem engajamento e você se pergunta: o que iria mudar se eu engajasse os colaboradores?

A resposta é simples e passa por três pilares:

  • Motivação – Motivar um time é o segredo e isso acontece pelo lado racional, emocional e no misto entre ambos. Em outras palavras, o engajamento motiva a equipe a trabalhar ainda mais, não é mesmo!?
  • Produtividade – Um time mais motivado, como você sabe, faz com que a equipe possa produzir cada vez mais. Por outro lado, vale lembrar de outra questão e trata-se de gastar menos com os recursos.
  • Melhores resultados – Ao trabalhar a motivação e aliar com a própria produtividade, saiba que o resultado final tende a ser melhor. Contudo, o segredo é engajar o time em prol de um bem comum para todos.

Agora que você já sabe o que o engajamento traz para a sua equipe de trabalho, o que acha de aplicar?

Definitivamente que essa é a grande hora e o mais importante é que você coloque em prática o quanto antes.

O que faz uma equipe ficar engajada?

Na hora de engajar uma equipe, a liderança deve ter duas atitudes essenciais: projeto e chamar a participação do time de trabalho.

Vou te contar como desenvolver corretamente cada uma delas:

  • Projeto– Seja algo novo ou apenas melhorar um projeto existente, é preciso mostrar para a equipe as etapas pertinentes.
  • Chamar a participação da equipe– Cada participante deve ser ouvido e participar de cada decisão, pois isso engaja o time.

É fundamental entender, antes de mais nada, que essas duas atitudes desencadeiam outras.

Por exemplo: o projeto deve ser viável e não onerar a empresa, assim como cada líder deve fazer reuniões com a equipe e interagir.

Conclusão

Engajar um time é uma arte e você aprende na prática, usando aquele conceito da “tentativa/erro”. Entretanto, o processo requer tempo e o mais importante é ter paciência, calma e medir os resultados.

Quando você entende o que deu certo e funcionou, a realidade é que fica melhor de apenas replicar nos demais.

Em seguida, o público fica engajado e tende a comprar ainda mais a sua ideia, se ela for boa.

Por fim, o engajamento é algo diário e constrói toda uma imagem em prol daquilo que está sendo exposto.

No final das contas, é primordial se atentar aos fatores que foram mostrados aqui e será mais simples de engajar a todos.

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